Artigo – Modelo

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

 

SOBRENOME, Nome do autor por extenso[1] – INSTITUIÇÃO

SOBRENOME, Nome do autor por extenso[2] – UFC

SOBRENOME, Nome do autor por extenso[3] – UERJ

Resumo

Os trabalhos submetidos a Publicação Acadêmica/GPT devem obedecer aos critérios da ABNT ajustados de acordo com as instruções aqui apresentadas. Admitem-se uma categorias fundamentais de trabalho: Comunicações Orais (melhor discriminados adiante). Do ponto de vista do conteúdo, os trabalhos podem ser resultados de pesquisa empírica ou teórica ou relatos de experiência (também discriminados em seção posterior). Destaca-se que o conteúdo deste resumo deve conter entre 100 e 250 palavras. E ao final apresentar três palavras chaves separadas por ponto.

Palavras-chave: Normas de publicação. Anais de eventos. Publicação.

Abstract

The papers sent should apply to ABNT norms……………

Key-words: Publishing standards. Conference proceedings. Publication.

Resumen

Los trabajos enviados se aplican a roulés ABNT ……………

 Palabras clave: Normas de publicación. Actas de congresos. Publicación.

1 INTRODUÇÃO

Este documento se destina à orientação para a a Publicação Acadêmica/GPT, além de servir, como modelo para a formatação. Para isso, elencam-se quatro tópicos fundamentais a serem considerados na elaboração dos originais: Das disposições gerais e das modalidades de submissão de trabalhos; Normas de formatação exigidas, derivadas da ABNT; Recomendações a respeito do envio dos trabalhos; Indicação dos critérios de avaliação do trabalho para sua admissão e apresentação.

2 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E MODALIDADES DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Os trabalhos poderão ser submetidos nas seguintes modalidade: comunicação oral.

2.1 Comunicação Oral – resultados de pesquisas concluídas ou artigos teóricos

Trata-se de trabalhos que serão apresentados e discutidos em sessões coordenadas presenciais. Cada apresentador terá um tempo de até 15 minutos para realizar a exposição. O trabalho pode ser apresentado por um representante ou pelo grupo de autores. O original do trabalho submetido deverá ter extensão de 8 a 12 laudas de conteúdo, excetuando-se elementos pré e pós-textuais. Essa modalidade deverá relatar pesquisas concluídas (empíricas ou teóricas). O texto deverá apresentar: Introdução (contendo problema de pesquisa que foi investigado e/ou objetivo da pesquisa); Referencial teórico; Procedimentos metodológicos; Resultados e discussões; Considerações finais; e, Referências.

2.2 Orientações Gerais quanto à Preparação dos originais

  • Cada congressista poderá submeter até o máximo de 04 (quatro) trabalhos (Comunicações orais ), dos quais só poderá ser autor principal de apenas um.
  • Cada trabalho poderá ter no máximo 03 (três) autores (01 autor + 02 coautores).
  • É requisito para admissão do trabalho que todos os seus autores e coautores estejam inscritos no congresso e que tenham efetivado o pagamento da inscrição.
  • Será exigida a presença de no mínimo um dos autores do trabalho para a sua apresentação.
  • Serão emitidos certificados de participação no evento para todos os inscritos e 01 (um) certificado de apresentação de trabalhos para cada autor. Esses certificados serão emitidos pelo site, mediante a solicitação do(s) autor(es).
  • A identificação dos autores somente deverá ser feita na plataforma de submissão de originais e na primeira página do texto. O arquivo não deve conter nenhuma indicação de autoria (as informações podem ser removidas pelo sistema operacional utilizado) e o texto também não deve apresentá-las, exceto, como já foi informado, na primeira página.
  • O texto não deve ter sido apresentado e/ou publicado previamente pelo autor. Também não deve conter plágio de qualquer tipo, nem mesmo o autoplágio, caracterizado pela repetição de trabalhos semelhantes em eventos diversos.
  • Os autores responsabilizam-se de quaisquer tipos de plágio ou cópia que venham a ser identificadas por terceiros.

3 NORMAS DE FORMATAÇÃO

3.1 Estrutura do trabalho

Os textos devem conter:

  • Elementos pré-textuais: folha de rosto com os dados do texto e dos autores; página contendo o título e o resumo do trabalho em português, inglês ou espanhol e três palavras-chave no mesmo idioma;
  • Texto: desenvolvimento propriamente dito, conforme exposto nos itens 2.1 e 2.2.
  • Elementos pós-textuais: referências e anexos.

3.2 Formatação e Referências

A formatação dos trabalhos deve seguir as normas da ABNT de acordo com o referido a seguir:

  • Formato geral do documento: admitem-se as diretrizes da NBR 6022, exceto no que seja indicado de maneira diversa nas seções a seguir.
  • Formato dos resumos: devem ser apresentados em português e em outro idioma (inglês ou espanhol) e seguir as indicações da NBR 6024, apresentando mínimo de 100 e máximo de 250 palavras.
  • Referências e citações: devem seguir o que é recomendado na NBR 10520, seguindo o modelo autor-data de citações.
  • Figuras e tabelas: devem ser formatadas e organizadas de acordo com as normas 14724 e devem ser incluídas no corpo do texto, no local justo de sua inserção de acordo com a coerência do trabalho, e não ao final, salvo tratar-se de apêndice.

Segue Norma do IBGE proposta pela ABNT 14724 para Tabelas e Gráficos. Devem ser inseridos no texto como figura e com a seguinte formatação (veja o exemplo abaixo):

    • Centralizados na página;
    • A fonte de letra na tabela deve ser no mínimo de tamanho 10 pt e no máximo de 12 pt ; divida a tabela em duas ou mais, se não couber na página;
    • Para títulos, utilize o estilo: Tabela # seguida do título da tabela/gráfico (centralizado e negrito);
    • A fonte dos dados deve ser indicada, alinhando o texto descritivo com a margem esquerda da Tabela/Gráfico;
    • Procure evitar grades laterais nas células das tabelas.

Tabela 1 – Título da tabela 1

Cabeçalho 1 Cabeçalho 2
Coluna 1 Coluna 2
 

 

Fonte: XXX

4 AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

A avaliação dos trabalhos para admissão no evento seguirá as seguintes etapas pelas comissões financeira e científica:

  1. Verificação da inscrição e pagamento de todos os autores no evento;
  2. Avaliação de formato, de normas e de adequação da temática – comissão técnico-científica
  3. Preparação dos originais para submissão anônima aos avaliadores – comissão técnico-científica
  4. Avaliação de conteúdo – comissão científica de avaliação

A avaliação de conteúdo irá considerar os seguintes critérios:

  1. Relevância e pertinência da proposta para discussão do tema e dos eixos temáticos do Congresso;
  2. Consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação;
  3. Interlocução com a produção da área;
  4. Conclusões fundamentadas.

5 DISPOSIÇÕES FINAIS

Da decisão da Comissão Científica não caberá recurso.

REFERÊNCIAS

FULANO, C. C. Exemplo de Referência: componente necessário. São Paulo: Editora X, 2011.

FULANO, X.; BELTRANO, Y. Exemplo de Referência: componente necessário. In: SICRANO, Y. Exemplos Felizes: uma vivência necessária. São Paulo: Editora X, 2011. p. 89-142.

 

[1] Créditos do autor: titulação, instituição e tipo de vínculo. E-mail: e-mail.

[2] Créditos do autor: titulação, instituição e tipo de vínculo. E-mail: e-mail.

[3] Créditos do autor: titulação, instituição e tipo de vínculo. E-mail: e-mail.